HISTÓRICO DA ESCOLA - 1968 A 2006
Fundada em 1968, pelo Professor Dr. Mozart Mendes dos Santos, funcionava na época como escola particular, ministrando o ensino de primeiro e segundo graus, sendo denominada de Colégio "Frei Eugênio", reverenciando a ilustre pessoa do frade capuchinho.
Em 25 de setembro de 1986, foi doada ao patrimônio público, em benefício da Comunidade Uberabense. Assim, a partir de janeiro de 1987, passou a funcionar na Rua Marechal Deodoro nº 17- hoje nº 95, com o nome de Escola Municipal Urbana "Frei Eugênio".
Foi criada com o objetivo de oferecer escola de tempo integral aos alunos socialmente necessitados, oferecendo ensino regular e atividades extra-curriculares.
O espaço físico improvisado para o inicio das atividades, aos poucos foi sofrendo as adequações necessárias, passando por várias reformas e ampliações.
Hoje, a escola conta com um invejável espaço para suas atividades, com quadras, anfiteatro, ampla biblioteca, salas para oficinas do tempo integral, que atende aproximadamente 70 alunos, laboratório de ciências, laboratório de informática, laboratório do sistema positivo, 18 salas de aula, funcionando em dois turnos (matutino e vespertino) com modalidade de ensino regular de Ensino Fundamental (turmas de 6 a 14 anos) e o CMEC (Curso Municipal de Educação Continuada) funcionando no noturno, com oferta de Ensino Supletivo Semi-presencial para aqueles alunos que não concluíram seus estudos de 5ª a 8ª série em idade própria.
_________________________________________________________________
BIOGRAFIA FREI EUGÊNIO
De acordo com os dados bibliográficos, Frei Eugênio Maria de Gênova nasceu em 4 de novembro de 1812, na Província de Gênova, localizada na Itália. Em 17 de dezembro 1836 foi consagrado sacerdote pela Ordem dos Franciscanos Capuchinos. Enviado em missão para o Brasil, chegou no Rio de Janeiro em 9 de julho do ano seguinte, onde ficou por dois anos. Em ação missionária saiu pelo Brasil atuando, ainda, nos Bispados de Goiás, Minas e São Paulo, sempre com o consentimento dos prelados diocesanos e dos superiores.
Frei Eugênio foi convidado para vir a Uberaba, e aqui chegou no dia 12 de agosto de 1856. A partir disso, começou a realizar importantes obras em favor de seu povo e do desenvolvimento local. Com essa determinação de Frei Eugênio, a grande obra do Hospital de Misericórdia de Uberaba foi iniciada em 1858.
Vale ressaltar, que parte das dependências onde funcionou a Faculdade de Medicina do Triângulo mineiro (FMTM) estão construídas em áreas nas quais Frei Eugênio morou e fez erguer várias obras como a casa de Frei Eugênio, atualmente o Centro Educacional e Administrativo da UFTM e biblioteca, o Hospital da Misericórdia e Cemitério, que hoje é o complexo hospitalar e ambulatório da UFTM, além do Hemocentro. A biblioteca Frei Eugênio também ganhou esse nome em homenagem à Frei Eugênio.
Em 14 de julho de 1871, o missionário Frei Eugênio faleceu após ter realizado várias obras, que representam e marcam até hoje o povo uberabense.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
GALERIA DOS DIRETORES
- José Vandir de Oliveira – 1987 a 1988
- Maria José Guerini – 1988
- Neyde C. Berber Teixeira- 1989 a 1995
- Mary Hellen Silva – 1995 a 2004
- Marilene de Lourdes Vieira – 2004 a 2009
- Ângela Rocha – 2009 a 2011
_______________________________________________________________________
ATUAL DIREÇÃO
Diretor: José Divino Neves
Vice- diretora: Mary Hellen Silva
Pedagogas: Maria José Guerini
Luciana Matos de Carvalho
Coordenadora do CIEM: Regimar Luisa Sousa Neves